sábado, 15 de dezembro de 2012

Lição 16: Futur du verbe avoir e Artigos partitivos



Futur du verbe avoir - Futuro simples do verbo ter

Afirmativo

j’aurai
jôrê
eu terei

tu auras
tu ôra
tu terás

il aura
ele terá

nous aurons
nós teremos

vous aurez
vós tereis

ils auront
eles terão

Interrogativo

aurai-je?
terei eu?

auras-tu?
terás tu?

aura-t-il?
terá ele?

aurons nous?
termos nós?

aurez vous?
tereis vós?

auront-ils?
terão eles?

Negativo

je n'aurai pas
eu não terei

tu n'auras pas
tu não terás

il n'aura pas
ele não terá

nous n'aurons pas
nós não teremos

vous n'aurez pas
vós não tereis

ils n'ouront pas
eles não terão

Negativo interrogativo

n'aurai-je pas?
não terei eu?

n'auras-tu pas?
não terás tu?

n'aura-t-il pas?
não terá ele?

n'aurons-nous pas?
não teremos nós?

n'aurez-vous pas?
não tereis vós?

n'auront-ils pas?
naõ terão eles?

Artigos partitivos

Aos substantivos que são tomados em sentido geral, isto é, designando alguns entre muitos, antepõe-se o artigo des para o plural de ambos os gêneros

Donne-moi des oranges
Dá-me as laranjas

Vocabulário

la fête
a festa

la note
a nota 

voir
ver

la lecture
a leitura

la visite
a visita

neuf
novo

l'après-midi
a tarde

la nouvelle
a notícia

neuve
nova

le soir
a noite

le bain
o banho

bientôt
logo, em breve

la banane
a banana

la capitale
a capital

demain
amanhã

la surprise
a surpresa

l'habitant
o habitante

par mois
por mês

la lettre
a carta

beau
belo

fini
pronto

le sommeil
o sono

belle
bela

après
depois

Exercícios de Tradução

Vendredi nous aurons une grande fête.
Sexta-feira nós teremos uma grande festa.

Vouz aurez bientôt un autre livre de lecture.
Vós tereis em breve um outro livro de leitura.

Tu as raison, mon ami, cette après-midi, après le bain, j'aurai faim et soif.
Tu tens rasão, meu amigo, esta tarde, depois do banho , eu terei fome e sede.

Demain vouz aurez une bonne nouvelle.
Amanhã vós tereis uma boa notícia.

Nous aurons un beau temps.
Nós teremos um belo tempo.

Vous n'aurez pas les oranges de cet arbre.
Vós não tereis laranjas desta árvore.

En peu de jours mon frère aura dix ans.
Em pouco dias minha irmão terá dez anos.
                       
Marie aura demain la visite de sa mère.
Maria terá amanhã a visita de sua mãe.

Quand les fils du négociant partiront, ils auront beau temps.
Quando os filhos do negociante sairem, eles terão belo tempo.

N'aurais-je pas ce beau canif que mon père a acheté?
Não terei este belo canivete que meu pai comprou?

Vous aurez une robe neuve et Berthe aura un chapeau neuf.
Vós tereis um vestido novo e Berta terá um chapéu novo.  

Tu as raison, mon ami, notre capitale aura bientôt deux cent mille habitants.
Tu tens razão, meu amigo, nossa capital terá em breve 200 mil habitantes.

J'aurai bientôt une lettre de mon oncle qui est à Hambourg.
Eu terei em breve uma carta de meu tio que está em Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário