sábado, 15 de dezembro de 2012

Lição 13: Adjetivos numerais cardinais



Adjetivos numerais cardinais

1
un

2
deux
           

3
trois

4
katr

5
cinq
           
6
six

7
sept

8
uit

9
nóv

10
dix

11
õnz

12
douze

13
treize

14
quatorze

15
quinze

16
seize

17
dix-sept

18
dix-huit

19
dix-neuf

20
vingt

21
vingt et un

22
vingt-deux

23
vingt-trois

30
trente

31
trente et un

32
trente-deux

40
quarante

50
cinquante

60
soixante

70
soixante-dix

71
soixante-onze

80
quatre-vingt

81
quatre-vingt-un

90
quatre-vingt-dix

91
quatre-vingt-onze

100
cent

101
cent un

200
deux cent

1.000
mille

A consoante final dos números cinq, six, sept, huit, neuf e dix não se pronuncia, quando o nome a que se referem vem imediatamente depois e começa por consoante ou H aspirado.        

cinq cahiers

six jours

huit fenêtres

dix soldats

Quando o nome principia por vogal ou H mudo, a consoante final desses numerais pronuncia-se e liga-se à palavra a que esse numerais se referem.

cinq enfants

sept heures

neuf hommes (F de neuf soa como V)
                       
Em qualquer outro caso, a letra final desses seis numerais pronuncia-se claramente.

Nous étions six

Nous étions dix

Nous étions huit

Nous étions neuf (F com som de F)

Vocabulário  
           
le jour
lã jur
o dia

l'heure f.
lór
a hora

le corps
o corpo

la tête 
la téta
a cabeça

les cheveux
lã chevô
os cabelos

les yeux
lã iô
os olhos

le nez
le nê
o nariz

une oreille
iun orêia
uma orelha

la bouche
la bucha
a boca

la dent
la dãn
o dente

la lèvre
la lévr
o lábio

la langue
a língua

le bras
lã bra
o braço

le bras droit
lã bra druá
o braço-direito

le bras gauche
lã brá gôch
o braço esquerdo

le petit-fils
lã peti fis
o neto

les os
lã zô
os ossos

la main
la mã
a mão

le doigt
le duá
o dedo

le pied
o pé
           
blond
blõ
louro

châtain
xatã
castanho

bleu
azul    

noir
nuar
preto, negro

commencez!
comãncê
principiai!

comptez!
cõntê
contai!

montrez-moi!
mõtrê muá
mostrai-me!

donnez-moi!
donê muá
dai-me!
           
il y a
i liá

y a-t-il?
i a til?
há?

depuis ... Jusqu'à
depuí juscá
desde ... até   

Exercícios de Tradução

J'ai un nez, deux yeux, deux oreilles et une bouche.
Eu tenho um nariz, dois olhos, duas orelhas e uma boca.    

Vous avez les cheveux noirs, votre petite soeur a les cheveux blonds.
Vós tendes os cabelos pretos, vossa pequena irmã tem os cabelos louros.
           
Il y a vingt-quatre élèves dans cette classe.
Há vinte e quatro alunos nesta classe.
           
Montrez-moi le bras droit, le bras gauche.
Mostrai-me o braço-direito, o braço-esquerdo.
                       
Comptez les doigts de votre main gauche.
Contai os dedos de vossa mão esquerda.
                       
J'ai trente-deux dents.
Eu tenho trinta e dois dentes.
           
Vous avez deux cents pages dans votre livre.
Vós tendes duzentas páginas em vosso livro.

J'ai trois cahiers et sept plumes.
Eu tenho três cadernos e sete canetas.
           
La fille du jardinier m'a vendu vingt-cinq oranges et beaucoup de fleurs.
A filha do jardineiro me vendeu vinte e cinco laranjas e muitas flores.

Voici ma tête! Mon corps a deux cent treize os.
Eis aqui minha cabeça! Meu corpo tem duzentos e treze ossos.      

Montrez-moi votre langue.
Mostrai-me vossa lingua.      
           
La semaine a sept jours.     
A semana tem sete dias.        

Le jour a vingt-quatre heures.
O dia tem vinte e quatro horas.        

Nous sommes huit, hier nous étions dix.
Nós somos oito, ontem nós éramos dez.
           
Dans cette maison il y a sept chambres, dix-huit fenêtres et dix portes.
Nesta casa há sete quartos, dezoito janelas e dez portas.

Mon amie a cinq frères.
Minha amiga tem cinco irmãos.        

Dans le jardin de mon cousin il y a seize arbres.
No jardim de meu primo há dezesseis árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário