sábado, 15 de dezembro de 2012

Lição 08: Présent de l’indicativ du verbe être



Présent de l’indicativ du verbe être - Presente do indicativo do verbo être (étrr: ser, estar)

Afirmativo                                                               

je suis
eu sou, estou


tu es
tu és, estás

Il est
ele é, está

nous sommes
nós somos, estamos

vous êtes
vós sois, estais

Ils sont
eles são, estão

Interrogativo

suis-je?
sou, estou eu?

es-tu?
é, estás tu?

est-il?
é, está ele?

sommes-nous?
somos, estamos nós?

êtes-vous?
sois, estais vós?

sont ils?
são, estão eles?

Feminino dos adjetivos       

O feminino dos adjetivos  forma-se em francês  acrescenta-se E mudo ao masculino:

petit
pequeno

petite
pequena

Os adjetivos teminados em E não mudam no feminino.

Vocabulário

content
contente

grand
grande

haut
alto

appliqué
aplicado, diligente

gai
alegre

joli
bonito

vilain
feio

sage
bem-comportado

triste
triste

même
mesmo

le Français
o francês

François
Francisco

Adolphe
Adolf 
Adolfo

Sophie           
Sofi    
Sofia

Alice
Alice

le pensionnat
o colégio, o internato

pour
para

Exercícios de Tradução

Je suis ta soeur et tu as mon bon frère.
Jê suí ta sórr ê tu a mõ bõ frrérr.
Eu sou tua irmã e tu és meu bom irmão.

Il est mon bon cousin.
I lé mõ bô cuzã.
Ele é meu bom primo.

Elle est ma cousine.
Él é ma cuzin.
Ela é minha prima.

Nous sommes dans la même école.
Nu sõm dã la mém êcól.
Nós estamos na mesma escola.         

Vous êtes dans le même pensionat.
Vu zét dã le mém põsiõna.
Vós estais no mesmo colégio.

Ta mère est ma soeur, je suis ta tante, tu es ma nièce et ton frère est mon neveu.
Tua mãe é minha irmã, eu sou tua tia, tu és minha sobrinha e teu irmão é meu sobrinho.

Sophie, ton père est mon oncle, nous sommes cousines.
Sofi, tõ pérr é mõ nôncl, nu sõm cusina.
Sofia, teu pai é meu tio, nós somos primas.

Votre maison est très grand.
Vótrr meso é trré grrãn.
Vossa casa é muito grande.

Les enfants de ma cousine sont très sages.
Le zãfã de ma cuzã sõn trré saj.
Os meninos de minha prima são muito bem-comportados.

Madame, vos élèves son très appliquées.
Madam, vô zêlév sõn trré aplique.
Senhora, vossos alunos são muito aplicados.

Êtes-vous malade? Non, ma soeur, je suis triste.
Ét vu malad? Nõn, ma sórr, jê suí trrist.
Vós estais doente? Não, minha irmã, eu estou triste.

Nous sommes très contentes.
Nu sõm trré cõtãnt.
Nós estamos muito contentes.

Votre robe est très vilaine, mais vos tabliers sont jolis.
Vosso vestido é muito feio, mas vossos aventais são lindos.

Notre maison est très haute.
Nótrr mésõ é trré ô.
Nossa casa é muito alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário