sábado, 15 de dezembro de 2012

Lição 04: Présent de l’indicativ du verbe avoir



Présent de l’indicativ du verbe avoir - Presente do indicativo do verbo avoir (avuarr: ter, haver)

Afirmativo

J'ai
eu tenho


tu as
tu tens

il a
ele tem           

nous avons
nós temos

vous avez
vós tendes

ils ont
eles têm

Interrogativo

ai-je?
tenho eu?

as-tu?
tens tu?

a-t-il?
tem ele?

avons-nous?
temos nós?

avez-vous?
tendes vós?    

ont-ils?
õn til   
têm eles?

Supressão do Pronome Sujeito

Em francês nunca se suprime o pronome sujeito, como se pode fazer em português.

j'ai
(eu) tenho

nous avons
(nós) temos

Vocabulário

mon ami
meu amigo

mon amie
minha amiga

la leçon
a lição

le thème
o tema

le tablier
o avental

la robe
o vestido

faim
fome

soif
sede

Ernestine
Ernestina

Charles
Carlos

facile
fácil

difficile
dificil

riche
rico

pauvre
pobre

habile
hábil

très
muito

Exercícios de Tradução

J'ai un livre.
Jê ã livrr.
Eu tenho um livro.

Tu as une bonne plume.
Tu a un bon plum.
Tu tens uma boa pena.

Elle a une robe.
É la un rrób.
Ela tem um vestido.
                       
Charles a un bon ami.
Charrle a un bõ nami.
Charles tem um bom amigo.
           
Ernestine a une bonne amie.
Errnestin a un bõ nami.
Ernestina tem uma boa amiga.

Nous avons un thème facile.
Nu zavõn un tém fácil.
Nós temos um tema fácil.

Vouz avez une leçon très dificile.
Vu zavê un leçõ trré difícil.
Vós tendes uma lição muito difícil.

Marie et Ernestine ont faim.
Marri e errnestin õn fã.
Maria e Ernestina tem fome.

Ils ont un bon maître, elles ont une bonne maîtresse.
Il sõ tun bô métrr, El zõn tun bõn métrres.
Eles tem um bom mestre, elas tem uma boa mestra.
                       
Mon amie, as-tu soif?
Mõ nami, a tiú suaf.
Minha amiga, tu tens sede?
                       
Non, Anne, j'ai faim.
Nõ, ãn, jê fã.
Não, Ana, eu tenho fome.

Les enfants sont très pauvres.
Le zãfã sõn trré põvrr.
Os meninos são muito pobres.
                       
Elle a une robe et trois tabliers très riches.
É la um rrób e truá tabliê trré rrich.
Ela tem um vestido e três aventais muito ricos.

Mon enfant, as-tu la craie?
Mõ nãfã, a tiú la crrê.
Meu menino, tu tens o giz?
           
Non, Madame, la craie est sur la table.
Nõ, madam, la crrê é siurr la tabl.
Não, Senhora, o giz esta sobre a mesa.

Nous avons une maîtresse très habile.
Nu zavõn un métrres tré hábil.
Nós temos uma mestra muito hábil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário